Em sala de aula, o professor pode e deve usar instrumentos de avaliação distintos da tradicional prova escrita. Esses instrumentos alternativos podem ser utilizados para desenvolver, além do aspecto cognitivo, outras habilidades relacionadas à matemática.
Com relação a instrumentos de avaliação alternativos, assinale a opção correta.
- A. Testes coletivos devem ser evitados: o aluno que não domine o conteúdo em avaliação será beneficiado por aqueles que já o tenham absorvido, o que prejudica a avaliação.
- B. Produções escritas pelos alunos, de forma individual ou em grupo, realizadas a partir de situações-problemas, também servem como instrumentos de avaliação.
- C. Testes-relâmpagos e de surpresa não são recomendados nas avaliações: o aluno não terá tempo hábil para estudar e se preparar para essas avaliações.
- D. Os testes individuais em duas fases são recomendados como instrumentos alternativos de avaliação: em uma primeira fase, o aluno realiza o teste na sala de aula, durante determinado tempo; depois, durante um período maior de tempo, retoma a avaliação para detectar os erros cometidos, sem a ajuda do professor.
- E. O professor deve evitar entrevistas e conversas informais para avaliar o aluno: questionamentos verbais podem provocar medo no aluno e fazê-lo sentir mais dificuldades com a matemática.