Nas expressões, (1) Somente João foi ao cinema e (2) Felizmente João foi ao cinema é possível inferirmos, no que cerne ao processo de produção:
A) Somente não se incide sobre o conteúdo da oração, expressando ideia vaga na enunciação; felizmente incide sobre o conteúdo da oração, expressando a ideia de felicidade daquele que fala.
B) Ambos os advérbios possibilitam a retomada de expressões complexas, as quais carregam restrições explícitas nas orações, além de expressarem a ideia central de negação.
C) Em (1), a exclusão dada ao sentido da enunciação pelo advérbio somente possui característica semântica semelhante encontrada em (2), visto que ambas as expressões incidem sobre o conteúdo da oração no processo enunciativo.
D) Em (1), a opinião dada à atitude de somente João ter ido ao cinema é clara dentro do processo enunciativo; em (2), fica evidente o modo feliz como João foi ao cinema, excluindo qualquer ideia contrária.
E) Somente incide sobre o conteúdo da oração, expressando ideia de exclusão; Felizmente não se incide sobre o conteúdo da oração, mas expressa a opinião, a atitude daquele que fala.