Lopes et al, (2014) argumentam que, de acordo com pesquisas, as sociedades promovidas pela tecnologia da escrita, de um modo geral, o mundo da leitura de produção de textos escritos, são mediadas pelo professor na escola. Com isso, as autoras inferem que:
A) A escola como principal responsável pela instrução da leitura e escrita é o único espaço social que insere o indivíduo no processo de leitura e escrita como prática social.
B) O papel da escola é ensinar a norma-padrão, expondo os padrões gramaticais de uso.
C) A escrita é vista como sinônimo de poder, portanto nem todos têm acesso a esses recursos tecnológicos.
D) A escola como uma instituição social dotada de suas ideologias sistematizadas é o principal espaço que capacita o aluno para o acesso à leitura e à escrita.
E) Apropriar-se do ato de ler e escrever é suficiente para usá-los nos diferentes espaços sociais em que o indivíduo frequenta. É pertinente, assim, que o processo de leitura e escrita sejam necessários e suficientes na realização das demandas sociais modernas.