Questão número 665572

Texto para questão.
Cidadezinha qualquer
Casa entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar Um homem vai devagar Um cachorro vai devagar Um burro vai devagar
Devagar...as janelas olham Eta vida besta, meu Deus.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. De alguma poesia (1930). Disponível em:< http://www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm6.html>. Acesso em: 15 fev 2020.)
Na visão de Fávero (2000), há paralelismo a partir do momento em que as estruturas são reutilizadas, mas com diferentes conteúdos, ou seja, “um meio para deixar fluir o texto” (p. 81).
Diante disso, depreende-se que:

    A) No título há paralelismo, visto que é ativado um frame: o retrato da vida em uma cidadezinha do interior.

    B) No último verso há paralelismo, visto que se tem resumida a concepção sobre a vida que aí se leva: “Eta vida besta, meu Deus”.

    C) Em “Vai devagar”, a recorrência imprime ao texto um caráter concreto: na cidadezinha tudo vai devagar e a única ação está nas janelas.

    D) A semelhança lexical entre “bananeiras” e “laranjeiras” acentuam o fluxo do texto, tornando as diferenças semânticas lexicais reutilizáveis, em meio ao conteúdo paralelo do poema.

    E) Em “um”, a recorrência imprime ao texto um caráter imaginário da existência de um objeto referido e paralelo ao conteúdo dos versos.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...