MISSÃO CHINESA A MARTE
Além da missão Mars 2020 da NASA, a China também está prestes a lançar seu primeiro rover (um tipo de veículo utilizado em missões espaciais) ao Planeta Vermelho. De acordo com o Centro Espacial de Xichang, o lançamento da missão Tianwen-1 Mars deve acontecer entre os dias 20 e 25 de julho de 2020, na ilha de Hainan, costa sul da China.
Este será o primeiro veículo espacial da China em Marte e, também, será a primeira missão interplanetária do país. O nome do rover é inspirado em um antigo poema chinês e pode ser traduzido como as perguntas celestiais ou perguntas ao céu. A missão Tianwen-1 Mars conta com um orbitador, um módulo de pouso e um rover, que deverá coletar amostras da superfície do planeta.
Todo esse pacote será lançado ao espaço em um foguete Long March 5 e deve chegar a Marte em fevereiro de 2021. A data de lançamento da missão Tianwen-1 Mars é bem próxima ao provável dia de lançamento da Mars 2020 porque estamos no período em que a Terra e Marte estão alinhados na posição ideal para a viagem interplanetária. Caso alguma das agências perca essa janela de lançamento, terá que esperar até 2022.
Na verdade, a janela está prestes a se fechar. A NASA adiou o lançamento de sua missão por causa de problemas com o foguete Atlas V. Se tudo der certo para as duas agências, ambas as naves chegarão em Marte mais ou menos ao mesmo tempo.
A China ainda pretende lançar este ano (2020) a sonda lunar Chang'e 5. Recentemente, o país também lançou o satélite final de seu próprio sistema de navegação Beidou, que fornece serviços semelhantes ao sistema GPS dos Estados Unidos.
Por Daniele Cavalcante, em 2020 (disponível em: https://bit.ly/2C55qHi). Com adaptações.