FUNÇÃO DA COORDENAÇÃO
O gerenciamento das organizações vem-se voltando para o aperfeiçoamento da entidade em meio às necessidades dos usuários e, para tal, o gestor público deve buscar instrumentos de planejamento orientados à manutenção e à melhoria contínua dos serviços e atividades realizados pela organização. Os processos de planejamento constituem uma ferramenta importante para a consolidação das metas e planos de uma entidade.
Planejar é decidir com antecedência o que fazer, como fazêlo, quando fazê-lo, e quem deve fazê-lo. O planejamento cobre o espaço entre onde estamos e para onde queremos ir a fim de torna possível a ocorrência de eventos que não aconteceriam sem um plano previamente elaborado.
O planejamento é um processo intelectual exigente, que requer determinação consciente das alternativas de ação e a fundamentação de decisões em finalidades, conhecimentos e estimativas cuidadosas. Para ser bem sucedido, o planejamento deve contar com o apoio de ferramentas e informações sobre a organização, suas partes interessadas etc.
Uma organização, para sobreviver num ambiente de contínua e rápida evolução, precisa situar-se no contexto em que atua, sabendo identificar as oportunidades e as ameaças que lhe circundam. O aumento do ritmo das mudanças decorrentes de novas tecnologias, novas leis e novas necessidades dos usuários dos serviços torna o processo de planejamento (e de revisão do planejamento) cada vez mais presente nas organizações públicas.
Atualmente, muitos gestores adotam uma nova mentalidade que valoriza a flexibilidade, a velocidade, a inovação, a integração e os desafios que surgem a partir das mutações emergidas nas últimas décadas. Diante dessa realidade, as organizações se deparam com a necessidade de criar uma estrutura de pensamento para planejar suas ações.
Os processos de planejamento podem incluir o uso de diversas ferramentas, como mapas mentais, cronogramas, planilhas de estimativas, técnicas paramétricas, revisão e análise de informações históricas, pesquisas e entrevistas. Também inclui a elaboração de planos de ação, a definição de prioridades, a definição de metas e objetivos e a cooperação de partes interessadas.
Para que o planejamento ocorra, é necessária uma coordenação das partes interessadas nele envolvidas e das informações utilizadas de modo a facilitar a comunicação e o trabalho em equipe para que, ao final, um plano seja concluído e, posteriormente, possa ser posto em prática.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2LQLxpP (acesso em 07/10/2020).