As tendências pedagógicas estão organizadas de acordo com a posição que cada uma adota em relação às finalidades sociais da escola. Essas finalidades afetam a relação professor/aluno, a prática escolar, os pressupostos de aprendizagem, o método de ensino e o papel da escola. A tendência pedagógica denominada pedagogia liberal
- A. considera, em sua versão tradicional, que os conteúdos e os procedimentos didáticos estão relacionados à realidade social e ao cotidiano dos alunos.
- B. propõe, em suas versões tradicional e renovada progressista, que o processo educativo privilegie as necessidades e os interesses individuais para a adaptação ao meio social.
- C. propõe, em sua versão tradicional, que o ensino valorize a experiência direta do estudante sobre o meio social, considerando-o sujeito do conhecimento.
- D. considera que a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme valores e normas vigentes na sociedade de classes.
- E. subdivide-se em três conjuntos: tendência tradicional, renovada progressivista/tecnicista e libertadora.