Serviço social e saúde
O Serviço Social é uma profissão interdisciplinar por excelência, uma vez que articula diferentes conhecimentos de modo próprio, num movimento crítico entre prática e teoria e teoria-prática.
O Serviço Social tem como desafio construir alternativas profissionais que superem as atividades técnico-burocráticas e focalizem a ação técnico-política viabilizando a participação popular, democratização das instituições, elevação da consciência sanitária e ampliação dos direitos sociais.
Especificamente na área da saúde, o assistente social não pode se distanciar do objetivo da profissão, que passa pela compreensão dos determinantes sociais, econômicos e culturais que interferem no processo saúde-doença e na busca de estratégias político-institucionais para o enfrentamento dessas questões.
O projeto ético político profissional tem que estar articulado com o da reforma sanitária e dentro desta perspectiva, considera-se que o código de ética da profissão forneça as ferramentas imprescindíveis para o trabalho do assistente social na saúde em todas as dimensões.
A atuação profissional dos Assistentes Sociais ocorre em quatro grandes eixos: atendimento direto aos usuários (ações socioassistenciais, ações articuladas com a equipe de saúde e ações socioeducativas); mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão e assessoria, qualificação e formação profissional. Esses eixos devem ser compreendidos de modo articulado dentro de uma concepção de totalidade.
Adaptado. Fonte: https://bit.ly/3ktPwqG.