Rotinas
Estabelecer e gerenciar a rotina do trabalho significa formar um conjunto de ações e verificações diárias, conduzidas com o máximo de cuidado, dedicação, prioridade e autonomia no âmbito das organizações públicas. É instituir o senso de responsabilidade nas pessoas para o cumprimento das obrigações que lhes são conferidas.
No serviço público, o gerenciamento da rotina está centrado nos seguintes princípios:
1) Na perfeita definição da autoridade e da responsabilidade de cada pessoa;
2) Na padronização dos processos de trabalho;
3) No monitoramento dos resultados destes processos e sua comparação com as metas;
4) Na ação corretiva do processo, a partir dos desvios encontrados nos resultados, quando comparados com as metas;
5) Num bom ambiente de trabalho e na máxima utilização do potencial mental das pessoas; e,
6) Na busca contínua da perfeição.
Verifica-se, então, que gerenciar a rotina é, por si só, um processo que pode ser aplicado a qualquer tipo de departamento ou setor da organização que tenha como objetivo a plena satisfação do usuário dos serviços por meio de controle sistemático e da melhoria contínua de cada processo em base diária e progressiva.
Nas entidades públicas, o gerenciamento da rotina busca a eficiência dos processos organizacionais, através da padronização do trabalho para evitar mudanças que possam comprometer a qualidade estabelecida. Esse gerenciamento é responsabilidade de cada servidor e esse deve receber o constante acompanhamento do gestor na execução da rotina, a fim de maximizar o seu desempenho.
Adaptado. Edvonaide P. S. Melo; Ana P. S. Farias. 2015. Fonte: https://bit.ly/3mD3erT.
Leia o texto 'Rotinas' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:
I. Após a análise do texto, é possível inferir que instituir o senso de responsabilidade nas pessoas para o cumprimento das obrigações que lhes são conferidas é um aspecto importante do estabelecimento e gerenciamento da rotina do trabalho.
II. Uma das ideias presentes no texto é a de que gerenciar a rotina de trabalho em uma instituição pública dispensa qualquer esforço de controle sobre os processos, pois o objetivo primário é a busca por melhorias, independentemente de qualquer meta estabelecida.
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