Alguns autores de concepção construtivista, entre eles Coll, Zabala e Weiss, afirmam que quando o aluno aprende, aprende os conteúdos e também aprende que pode aprender; quando o aluno não aprende os conteúdos, pode aprender algo: que não é capaz de aprender.
Situando-se no contexto escolar, a partir de pesquisas realizadas, o autoconceito refere-se ao conhecimento de si mesmo e inclui juízos valorativos, chamados de autoestima. Pesquisas foram realizadas sobre esse tema e demonstraram que
- A. não há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, pois o primeiro pertence à dimensão afetiva do ser humano, e o segundo, à dimensão cognitiva.
- B. há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, mas há muitas dúvidas se o fato de que crianças e adolescentes com um alto nível de autoestima obtêm melhores resultados na escola.
- C. há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar e não há muitas dúvidas sobre o fato de que crianças e adolescentes com um alto nível de autoestima obtêm melhores resultados na escola.
- D. não há relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, pois o que determina a aprendizagem do aluno é a ação didático-pedagógica do professor.
- E. a relação entre o autoconceito e o rendimento escolar não foi comprovada, mas percebeu-se que um fator relacionado ao bom rendimento do aluno é quando os pais fazem as tarefas de casa e as explicam para o filho.