Questão número 668507

TEXTO IV
O senão do livro 


Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem... E caem! – Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar... Heis de cair.

ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
O texto IV, de Machado de Assis, apresenta aspectos estruturais e linguísticos muito peculiares a sua poética; tendo isso em vista, assinale o item INCORRETO:

    A) Machado de Assis é considerado um dos maiores representantes da estética realista no Brasil, cujo fragmento acima reproduzido faz parte da obra inaugural do Realismo brasileiro, pois sua obra se mantém fiel, tanto na estrutura quanto na abordagem temática, aos grandes realistas europeus como Eça de Queirós e Stendhal, grandes influências para o autor de Memórias póstumas de Brás Cubas.

    B) Machado de Assis apresenta algumas inovações em sua poética, subvertendo as características tradicionais do Realismo, já que apresenta enunciação em primeira pessoa, criação de capítulos curtos e passagens digressivas em seus textos, como é exemplo o capítulo acima reproduzido.

    C) Pode-se afirmar que sobressai no texto IV a metalinguagem, característica recorrente na obra de Machado de Assis, pois há momentos em que o narrador interrompe a diegese para refletir sobre o próprio livro, para, depois, voltar ao fio condutor da narrativa.

    D) Há marcas linguísticas explícitas de interpelação ao leitor nessa passagem acima reproduzida, o que também é uma característica muito peculiar de Machado de Assis.

    E) Transparece nessa passagem uma crítica à estética romântica presente na referência à “narração direta e nutrida”, ao “estilo regular e fluente”, fazendo clara alusão aos romances urbanos do Romantismo, cheios de aventuras e peripécias, sem uma análise mais detida da psique humana, como é uma das propostas do Realismo.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...