São alguns dos instrumentos de avaliação que podem ser utilizados em classe:
A. bases de orientação, que resumem de maneira gráfica e ordenada as ações que serão realizadas e permitem aos alunos anteciparem e planejarem as operações que devem ser executadas para resolver com êxito diferentes tipos de tarefas escolares; a coavaliação realizada reciprocamente pelos alunos, de acordo com critérios previamente acordados no grupo.
B. diários de classe que permitem aos alunos explicitarem suas idéias sobre o que aprenderam, quais são suas dificuldades e, também, registrarem suas percepções sobre o trabalho em desenvolvimento; contratos de trabalho que registram o que ficou acordado entre professor e aluno ou grupo de alunos para a realização de um trabalho.
C. avaliação inicial que indica as condições em que se encontram os alunos em relação a uma aprendizagem a ser proposta; mapas conceituais que são construídos coletivamente à medida que se aprende um novo conceito e se estabelecem as relações com os demais,
D. análise de trabalhos dos alunos; aplicação de grades de critérios de avaliação elaborados pelos professores; brincadeiras estilo RPG.
E. elaboração pelos alunos de perguntas, para uma possível prova final; portfólios ou pastas de trabalhos que permitem a autorreflexão e a autogestão da aprendizagem pelo aluno.