Com base no texto de Morin, é possível tecer considerações sobre o papel da Escola na busca de solução de problemas provocados pelo contexto civilizatório contemporâneo. A relação entre escola e contexto civilizatório contemporâneo está expressa corretamente na alternativa:
- A. Os marginalizados não poderão ser incluídos no contexto social, nos atuais cenários de desenvolvimento, se a Escola, e somente a Escola, desenvolver programas e projetos de enfrentamento às condições adversas.
- B. A Escola é a única responsável pela permanente atualização de suas propostas, no sentido de facilitar à comunidade interna e externa a visão mais apropriada das realidades emergentes da atual civilização.
- C. Os conteúdos programáticos, de acordo com as Diretrizes Curriculares vigentes no sistema de ensino, não têm comprometimento com a construção sistêmica do saber social relativo à evolução da civilização contemporânea.
- D. O texto de Edgar Morin refere-se explicitamente a propostas curriculares e seu compromisso com a formação dos alunos da Educação Básica no atual contexto civilizatório.
- E. Corpo docente e Direção não têm responsabilidade com a compatibilização do currículo em ação com a realidade da civilização contemporânea.