Números e delongas
Há quem acredite que os números são eloquentes e prescindem de mais delongas. Esta é uma edição de números eloquentes. Como você verá, porém, o que está por trás deles é o que impressiona. Comecemos pela reportagem de capa. O tema é um país de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas o mais populoso do planeta cuja economia cresce espantosos dez pontos percentuais ao ano. Por trás desses números, é evidente, há uma revolução em andamento, uma imensa e abrangente revolução que abala a rotina, o pensamento e a tradição da misteriosa China [...].
Fonte: Ronny Hein. Diretor de Redação. Caminhos da Terra, ano 14, nº 165, p.4, jan.2006.
Dado o enunciado Como você verá, o que está por trás deles é o que impressiona, avalie as explicações quanto à sua estrutura, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para Falso.
( ) A expressão linguística Como você verá implica a participação cooperativa do leitor nas intenções pretendidas pelo autor. ( ) Em o que está por trás deles, o pronome eles retoma o termo números num processo de coesão anafórico. ( ) A expressão o que impressiona pode ser substituído sem alterar o sentido pelo termo impressionante.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
A) F, Ve F.
B) V, F e V
C) F, V e V.
D) V, F e F
E) V, V e V.