Influências que vieram de muitas direções, principalmente do campo da pragmática, das perspectivas interacionais da linguagem, conduziram a linguística até o âmbito mais amplo da língua como forma de atuação social e prática de interação dialógica, e, a partir daí, até a textualidade (ANTUNES, Irandé. Língua, Texto e Ensino: Outra Escola Possível. São Paulo: Parábola, 2009, p. 49).
Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar:
A) Pôr em prática a textualidade é aceitar a perspectiva reducionista de teorias que vêem o texto como objeto meramente linguístico, dominado por regras gramaticais e lexicais, que embora legítimas, não preenchem as exigências de uma atuação verbal relevante.
B) Usar a linguagem é uma forma de agir socialmente, de interagir com os outros, e de ter a clareza de que esse processo só acontece em textos.
C) Incluir a textualidade na imensa complexidade linguística-social é apreender o objeto linguístico com definições e classificações categóricas possíveis no âmbito das palavras e das frases.
D) Usar bem a linguagem é fazer abordagens centradas em unidades isoladas, descontextualizadas, exatas e uniformes.
E) Dominar os conteúdos da língua é dar relevância aos aspectos da superficialidade do texto, usando-o como pretexto para reconhecimento das funções e a classificação das unidades e de suas definições morfossintáticas.