A avaliação, para estar a serviço da qualidade educacional, deve, entre outros, cumprir o seu papel de promoção do ensino, o qual irá guiar os passos do educador. Ela precisa ter o caráter de contribuição para a formação do aluno e, não apenas, classificar e medir aprendizagens. Nesse sentido é que a avaliação formativa tem sido assumida no contexto educacional atual.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. Permite constatar se os alunos estão, de fato, atingindo os objetivos pretendidos, verificando a compatibilidade entre tais objetivos e os resultados efetivamente alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas.
- B. Representa o principal meio por meio do qual o estudante passa a conhecer seus erros e acertos, assim, maior estímulo para um estudo sistemático dos conteúdos.
- C. Interessa-se mais pelos resultados do que pelos procedimentos, de modo a regular as atuações pedagógicas, a gestão dos erros e a consolidação dos acertos.
- D. Deixa de ser somente um objeto de certificação da consecução de objetivos, mas também se torna necessária como instrumento de diagnóstico e acompanhamento do processo de aprendizagem.