Segundo Morin (2002), é urgente uma reforma do ensino que leve à reforma do pensamento e a reforma do pensamento deve levar à reforma do ensino.
Neste aspecto, ele explica que o significado de uma cabeça bem-feita está associado, EXCETO:
- A. A uma aptidão para colocar e tratar os problemas de maneira organizada e que permita estabelecer ligação entre os saberes, dando-lhes sentido, em lugar de saberes fragmentados e acumulados.
- B. A uma atividade crítica que permite repensar o pensamento. O pensamento deve ser organizado em uma cabeça apta, que reconheça no conhecimento produzido pela humanidade um valor de verdade.
- C. A uma proposta em que os alunos sejam encorajados ao autodidatismo com o objetivo de se tornarem sujeitos de cabeça bem-feita, reformulando pensamento e ação.
- D. A uma proposta para o desenvolvimento do pensamento complexo, que deve passar por uma reforma do pensamento por meio do ensino transdisciplinar, capaz de formar cidadãos planetários, solidários e éticos, aptos a enfrentar os desafios dos tempos atuais.