O papel da escola frente às mudanças do mundo contemporâneo implica em um ensino orientado por uma pedagogia da autonomia e da emancipação.
A seguir são apresentadas ações fundamentais que a escola deve priorizar para garantir o alcance dessa orientação, EXCETO em
- A. preparar os alunos para o processo produtivo e para a vida numa sociedade da informação e de novos contextos. Significa preparar para o trabalho e também para as suas formas alternativas.
- B. investir na formação geral, isto é, no domínio de instrumentos básicos da cultura e da ciência e das competências tecnológicas e habilidades técnicas requeridas pelos novos processos sociais e cognitivos. (conhecimentos, conceitos, habilidades, valores, atitudes).
- C. proporcionar meios de desenvolvimento de capacidades cognitivas e operativas, ou seja, ajudar os alunos nas competências do pensar autônomo, uma vez que as ações individuais estão cada vez mais valorizadas.
- D. formar para a cidadania crítica e participativa: criação de espaços de participação e organização dos alunos dentro e fora da sala de aula.