Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo Currículo, Diferença Cultural e Diálogo, discorre sobre o multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura tem adquirido crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p. 16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de culturas (p. 17) e a associação das diferenças culturais às relações de poder (p. 17). O autor propõe responder às condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico (p. 18). Para ele, reconhecer a diferença cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural (p. 25). Tendo em vista ser imperativo, em sala de aula, o esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir dos quais cada grupo elabora seus significados (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...