A exploração de todas as possibilidades do material concreto escolhido deve ser feita durante a aplicação da atividade, pois o professor também faz parte do processo de construção do conhecimento.
A utilização do material concreto é apropriada somente nas séries iniciais, para o trabalho com conceitos básicos da matemática, pois a abstração o único caminho para aprender matemática de fato.
Tais materiais são, em geral, tão eficientes que sua manipulação já propicia a aprendizagem dos estudantes, dispensando-se, na maioria dos casos, a intervenção do professor.
O uso de materiais concretos proporciona aos alunos participar de atividades manipulativas e visuais que podem servir de suporte para sua atividade cognitiva, bem como para a compreensão de conceitos e propriedades matemáticas, em qualquer série ou faixa etária.
A constatação da validade de uma afirmação em diversas experiências em que se faça uso do material concreto é suficiente para comprovar que essa afirmação é sempre válida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...