Com base nos seus conhecimentos sobre os aspectos históricos brasileiros, a alternativa que descreve corretamente o que foi a revolução de 1930 é:
A) A Revolução de 1930 eclodiu no Rio Grande do Sul, quando o governo central passou a impor a cobrança de taxas pesadas sobre os produtos rio-grandenses, como charque, erva-mate, couros, sebo e graxa. Foi a mais longa revolta brasileira, durando 10 anos, liderada pela classe dominante gaúcha, formada por fazendeiros de gado, que usaram as camadas pobres da população como massa de apoio no processo de luta.
B) A Revolução de 1930 foi o maior movimento de resistência à opressão dos grandes proprietários rurais. Liderada por Antônio Conselheiro, ocorreu em uma comunidade do Sertão da Bahia. Esse movimento refletia a extrema miséria em que viviam as populações marginalizadas do Sertão Nordestino.
C) A Revolução de 1930 foi um confronto armado envolvendo Brasil e Argentina, pela posse de uma província localizada onde é o atual Uruguai. A região sempre foi disputada pela Coroa Portuguesa e Espanhola. Os brasileiros não apoiaram este conflito, pois sabiam que o governo aumentaria os impostos para financiar a guerra. Este episódio desgastou ainda mais a imagem de Dom Pedro I. O desfecho desfavorável ao Brasil agravou a crise política no país e a perda da província foi um motivo a mais para a insatisfação dos brasileiros com o Imperador, que acabou renunciando em 1831.
D) A Revolução de 1930 é considerada o acontecimento da história do período republicano brasileiro que pôs fim à chamada República Velha. O principal protagonista da Revolução de 1930 foi Getúlio Vargas, então presidente (nome que se dava aos governadores da época) do estado do Rio Grande do Sul.