No dia 30 de junho de 2020, o estado de Santa Catarina vivenciou a passagem de um ciclone extratropical que causou a morte de nove pessoas e deixou um rastro de destruição. O estado reúne características geográficas que favorecem este tipo de fenômeno climático, são elas:
A) A dinâmica do relevo catarinense no qual se encontram a presença de áreas desérticas, que favorecem o processo de formação de tornados.
B) Sua posição geográfica ocasiona diversas instabilidades, decorrentes do encontro entre diferentes massas de ar, quentes e úmidas, da região Norte do Brasil, secas e frias da Argentina, e quente e úmida provenientes do oceano Atlântico.
C) O litoral catarinense está próximo à passagem da corrente de Humboldt, que ocasiona, regularmente, uma forte onda de frio e calor, cuja intensidade leva à formação de fenômenos climáticos intensos.
D) Posicionado entre a bacia do prata e as florestas de coníferas paranaenses, o norte de Santa Catarina funciona como um bolsão de retenção de calor ou frio, cuja movimentação pode provocar fortes chuvas ou calor excessivo.