Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que NÃO corresponde ao processo de ocupação do chamado norte velho paranaense:
A) A ocupação do Norte do Estado do Paraná se deu anos após a ocupação do oeste e do Paraná Tradicional e está associada principalmente a expansão da cafeicultura paulista.
B) A primeira fase de ocupação e formação do Norte Velho Paranaense deu início ao plantio do café em regiões próximas a fronteira paulista e a formação dos primeiros núcleos de povoamento: Tomazina, Santo Antônio da Platina, Wenceslau Brás, Jacarezinho, Cambará, Bandeirantes, Cornélio Procópio e Andirá.
C) A segunda fase da colonização do Norte do Paraná foi aquela responsável pela criação das principais cidades como Londrina e vai tomando rumo noroeste Maringá, Cianorte, Paranavaí.
D) A cafeicultura do norte do Paraná, de maneira secundária, possibilitou a complementação econômica do Estado, numa fase em que seus principais produtos, como a erva-mate e madeira estavam em alta no comércio externo. Possibilitando ao Estado a constituição de uma boa rede de infraestrutura propulsora do desenvolvimento econômico em toda região.
E) Dentre as empresas colonizadoras, a Companhia de Terras do Norte do Paraná- CTNP, posteriormente chamada de Companhia de Melhoramento do Norte do Paraná- CMNP, foi a que exerceu a maior influência na região. Formada inicialmente por capital inglês, passou para a propriedade de empresários paulistas durante a Segunda Guerra Mundial.