Com referência aos ciclos econômicos e transformações ocorridas ao longo dos primeiros anos da formação do Paraná, assinale a opção CORRETA:
A) Os primeiros povoadores foram os portugueses, índios e africanos escravizados. E o primeiro interesse pela região surgiu no Ciclo do Pau-Brasil. Com a navegação para levar gado do Rio Grande do Sul para abastecer Minas Gerais, onde havia uma intensa extração da madeira, surgiram as cidades portuárias de Paranaguá e Antonina.
B) O segundo ciclo econômico foi o Tropeirismo, com trilhas pelo interior, também usadas para levar gado do sul para São Paulo e Minas Gerais. Estas trilhas criaram mais cidades, como Rio Negro, Lapa, Ponta Grossa, Palmeira e Castro.
C) No século XIX, veio o Ciclo da Erva-Mate. Foi quando o Paraná ganhou mais importância e deixou de ser comarca de São Paulo, no ano de 1853. Nesta época, cresceu a navegação pelos rios, a construção de ferrovias e de estradas de terra.
D) Em total substituição ao ciclo da Erva-Mate, veio o Ciclo da Madeira. As florestas começaram a ser derrubadas para a venda dos troncos. Esse novo ciclo atraiu os franceses, que organizaram o povoamento das novas áreas desmatadas. Vieram milhares de agricultores da Itália, Alemanha, Polônia, Ucrânia, Suíça, Rússia e Japão.
E) O Ciclo do Café, no século passado, em toda a região sul do Paraná, provocou uma grande onda de migração interna, atraindo paulistas, mineiros, catarinenses, nordestinos, e ainda mais estrangeiros. Foi que levou o Sul do Paraná a ser povoado e progredir.