Durante o ciclo da cana-de-açúcar no nordeste brasileiro, o Brasil meridional, uma qualificação que abrange tudo o que se refere ao sul, esteve fora do alcance dos interesses portugueses, estando distante das células iniciais de colonização e, consequentemente, do eixo econômico estabelecido entre o Brasil e a Metrópole. Assinale a afirmativa que se encontra de acordo com o povoamento da Província do Paraná, durante o século XIX:
A) Na época da criação da Província do Paraná, em 1853, existia na região grandes propriedades produtoras de erva-mate, que exigia mão de obra indígena em larga escala, como ocorria em São Paulo, nas lavouras de café.
B) A província do Paraná manteve-se orientada pela necessidade de povoamento, visando a formação de pequenas propriedades com produção de subsistência, que dinamizaram o comércio e a agricultura na província.
C) Durante todo o século XIX, via-se como prioridade a colonização das terras próximas à capital, desbravando o território provincial e guardando as fronteiras, nesse século se pensou na formação de grandes núcleos urbanos.
D) No século XIX, a política de imigração na Província do Paraná, e no Brasil Meridional, como um todo, tomou um rumo comparado ao promovido pelos fazendeiros paulistas.
E) A economia da província estava voltada para o comércio de gado e extrativismo, além de ser autossuficiente na produção de gêneros alimentícios.