Joana é uma jovem saudável de 28 anos de idade que, para não adoecer, adota uma dieta balanceada, não fuma e pratica atividades físicas diariamente. Ela nunca apresentou doença grave. Maria tem 30 anos de idade, nunca teve doença grave, é tabagista, adiciona sal extra às suas refeições, ingere fritura com frequência e é sedentária. Após ter sido diagnosticada com hipertensão arterial sistêmica, Maria, muito assustada com a notícia, expressou sua decisão de mudar suas condutas conforme orientação médica, para manter sua pressão arterial o mais estável possível.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
A) O comportamento de Joana caracteriza a prevenção secundária contra doenças cardiovasculares, pois ela adota condutas que minimizam a ação de fatores controláveis causadores dessa doença.
B) De acordo com o modelo transteórico de Prochaska, a decisão de Maria de mudar seus comportamentos inadequados caracteriza a fase de ação.
C) Depois de iniciar consultas, realizar exames prescritos e mudar comportamentos de risco, Maria terá iniciado o processo de reabilitação em saúde.
D) Nem Joana nem Maria realizam prevenção terciária para suas condições de saúde.
E) Os comportamentos adotados por Joana e planejados por Maria são indicados em todos os níveis de prevenção, exceto no caso de doença grave e avançada, pois nessa situação já não há mais forma de prevenção.