A avaliação psicológica
Por Hilda R. C. Avoglia (2012).
Todo processo avaliativo tem como finalidade categorizar, comparar, analisar ou contrastar dados quantitativos ou qualitativos, obtidos por meio de diversas técnicas. A avaliação psicológica, por sua vez, é um processo que, mediante um determinado enfoque teórico, explícito ou implícito, procura analisar um fenômeno real ou simbólico em seus aspectos manifestos e/ou latentes.
A avaliação psicológica está relacionada com o diagnóstico psicológico, o qual busca conseguir uma descrição e uma compreensão, a mais profunda e completa possível, da personalidade total do paciente ou do grupo familiar. O psicodiagnóstico possui a necessidade de esclarecer a dinâmica do caso, integrando-o em um quadro global, além de simplesmente mencionar seus elementos constitutivos. Trata-se de uma prática na qual os papéis do psicólogo e do paciente estão bem estabelecidos por meio de um contrato que envolve, de um lado, a solicitação de ajuda e, do outro, o compromisso diante dessa solicitação.
A avaliação psicológica deve ocupar-se em explicar o que acontece com um determinado paciente. Ela não pode restringir-se a colocar nomes e nomenclaturas na sintomatologia do paciente. Trata-se de um processo dinâmico, capaz de fornecer informações sobre a evolução do tratamento, ou mesmo para se verificar os avanços terapêuticos.
(Psicólogo inFormação ano 16, n, 16 jan./dez. 2012. Fonte: https://bit.ly/2J2n3ux).
Leia o texto 'A avaliação psicológica' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que a avaliação psicológica deve restringir-se a colocar nomes e nomenclaturas na sintomatologia do paciente e, em seguida, indicar uma metodologia definitiva de acompanhamento dos seus transtornos através de sessões de psicoterapia.
II. A avaliação psicológica é um processo estático, capaz de fornecer informações sobre a evolução do tratamento, embora não possa contribuir com a verificação dos avanços terapêuticos, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.
III. Após a análise do texto, é possível concluir que a avaliação psicológica é um processo que, mediante um determinado enfoque prático, implícito ou degenerado, procura analisar um fenômeno exclusivamente simbólico em seus aspectos manifestos e latentes.
Marque a alternativa CORRETA:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...