Em um hospital pediátrico, solicitou-se avaliação psicológica para um menino de 10 anos de idade em razão de comportamento de choro incontido, inconsolável e persistente há dois dias. O paciente estava internado na unidade de terapia intensiva, em pós-operatório de neurocirurgia para retirada de tumor, e seguia acompanhado pela mãe. A genitora relatou que o paciente tem comportamento tipicamente tranquilo, é muito inteligente e gosta de jogar futebol e de brincar com o irmão mais novo. Contudo, após a realização da cirurgia, ele tem apresentado mudança repentina de comportamento, com choro incontido e inconsolável. A criança não tem histórico de transtorno mental e nunca esteve internada antes.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos relativos à avaliação psicológica no contexto hospitalar, julgue o item a seguir.
No contexto hospitalar, é a equipe médica que define a necessidade de avaliação psicológica para o paciente, não havendo necessidade de realização de busca ativa por parte do psicólogo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...