A presença profissional do psicólogo no contexto escolar já aparece desde a regulamentação da profissão, em 1962. Como especialidade, a Psicologia Escolar foi reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia em 2007. Ao longo deste período, as expectativas depositadas sobre os psicólogos escolares passaram por várias mudanças. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta quanto às competências importantes para o psicólogo escolar:
A) Promoção de eventos e oficinas, estabelecimento de parcerias, recrutamento e seleção, realização de psicodiagnóstico e intervenção psicoterapêutica.
B) Atuação interdisciplinar, promoção de espaços de diálogo, assessoramento e orientação, análise institucional e atuação com os docentes.
C) Atenção à saúde, compreensão da interrelação entre abordagens teóricas e diversidades metodológicas. Gestão de projetos e programas, submetendo-os às suas decisões e julgamentos morais e efetivação de políticas públicas educacionais.
D) Medicalização e inserção de pessoas, grupos, organizações e comunidades no mundo do trabalho. Avaliação e desenvolvimento de agentes educacionais e atuação com os funcionários.
E) Promoção de esclarecimentos, psicodiagnóstico e tratamento dos transtornos que explicam o fracasso escolar. Treinamento de lideranças, análise do clima e da cultura organizacional e foco no cliente.