Historicamente no Brasil, o cuidado hospitalar seguiu o modelo biomédico-hegemônico, centrado em procedimentos tecnológicos que produziam uma atenção fragmentada e desarticulada e que se organizava em função da demanda espontânea. Tal modelo provocou, ao longo de décadas, o empobrecimento da dimensão cuidadora, gerando insatisfação dos usuários, ineficiência e ineficácia dos serviços e baixo impacto na assistência (BRASIL, 2013). Sobre a atuação do profissional de psicologia nesse contexto, é incorreto afirmar:
A) É necessário que a(o) psicóloga(o) conheça a legislação referente à área em que irá atuar, para garantir uma participação baseada nos princípios legais, éticos e políticos de sua profissão.
B) A atenção deve ser feita por equipe multiprofissional e o hospital deve concentrar sua assistência nas atividades altamente especializadas, buscando o processo de desospitalização e a formação de redes e associações de cuidados, garantindo a continuidade destes em outros pontos de atenção das RAS.
C) A Atenção Hospitalar deverá ser baseada nos pressupostos da clínica ampliada e na gestão da clínica
D) A Clínica Ampliada é um modelo de atenção à saúde baseado no conceito de saúde integral, que vê a qualidade de vida como o resultado de fatores biopsicossociais.
E) A gestão da clínica ampliada põe ênfase nos sujeitos envolvidos, nas relações estabelecidas, no cuidado seletivo à saúde e nos consequentes processos de aprendizagem, concebidos no trinômio atenção à saúdegestão-educação.