A Psicologia Social na atualidade é considerada por Spink & Spink (2013) como um campo em que há intensas disputas, pouca tolerância sobre pontos de vistas diferentes e nenhuma concordância sobre quais seriam os pressupostos teóricos básicos. (p.679). No Brasil as principais publicações de livros textos, identificados na pesquisa dos autores citados acima, refletem essa diversificação e passam por aspectos que consideram que o papel da psicologia social é entender o indivíduo no seu contexto social incluindo tópicos como: linguagem, comunicação, atitudes e comportamento, por exemplo. A partir da década de 80 novas perspectivas começaram a ser introduzidas na Psicologia Social, sobre isso é correto afirmar que:
A) Sem abandonar as conquistas anteriores, querse então devolver a Psicologia Social seu caráter realmente social além de sua dimensão históricocrítica e política na constituição das pessoas e das sociedades humanas.
B) Sob a influência de outras ciências do comportamento como a antropologia e a fisiologia, conceitos e descobertas puderam ajudar a completar a história sobre o indivíduo na sociedade.
C) Na América Latina, trabalhos desenvolvidos por Martin-Baró buscou mostrar como os diferentes conceitos não poderiam ser realinhados a serviço da solidariedade entre pessoas e da dignidade coletiva.
D) A Psicologia Crítica é uma escola da Psicologia Social que busca fortalecer as alianças instituídas na modernidade, consolidando assim o potencial transformador da ciência.
E) A Psicologia Comunitária e Política preocupa-se com os estudos de fatores psicossociais voltados à compreensão da sociabilidade e governança nos espaços públicos, com ênfase no fortalecimento da cidadania.