Questão número 672197

"O conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem se constitui, historicamente, desde concepções higienistas até àquelas que analisam esse processo como síntese de múltiplas determinações (...) No plano da formação de professores é necessário retomar a finalidade dos conteúdos da Psicologia que contribuam para a compreensão do processo de escolarização, da relação entre subjetividade e educação, abordando temas tais como fracasso escolar, queixa escolar, medicalização da educação, relações intersubjetivas que constituem a vida diária escolar, dentre outros temas, que busquem superar o reducionismo de questões sociais ao âmbito individual, considerando o processo de escolarização como expressão das dimensões sociais, culturais, pedagógicas, políticas, afetivas e institucionais." (CHECCHIA, 2015 )
Sobre o tema do fracasso escolar, leia as afirmativas abaixo e assinale a correta.

    A) Discussão iniciada ao final dos anos 1980, mas sem força de desenvolver-se, o tema do fracasso escolar passa a centralizar questões que envolvem os estudos sobre a escola, tanto no campo da Psicologia quanto no campo da Educação.

    B) A partir das discussões e críticas presentes na Psicologia em sua relação com a Educação, inaugura-se, na primeira década do século XXI, uma série de pesquisas que se voltam para o novo objeto de estudo da Psicologia: o fracasso escolar

    C) Os fatores traduzidos em faltas — falta de formação do professor, falta de interesse da família, falta de atenção do estudante, falta de uma infraestrutura que ofereça condições para o desenvolvimento de práticas que promovam a apropriação do conhecimento —, não devem ser considerados na avaliação do fracasso escolar, visto que deve-se centrar ora na criança, ora na equipe educadora.

    D) O fracasso escolar, caracteriza-se por diversos fenômenos educacionais, tais como: dificuldades na leitura, escrita e matemática, baixo rendimento, reprovação, repetência, defasagem idade-série, evasão, analfabetismo, entre outros.

    E) No caso da avaliação das dificuldades no processo de escolarização, é fundamental avaliar o aluno com foco nas suas ações passadas, responsabilizando-o, e não se restringir àquilo que o aluno consegue realizar, sem reflexões sobre a produção social do fracasso escolar.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...