A proposta do diagnóstico Psicopedagógico baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a compreensão de um fenômeno em que a realidade é significada a partir de uso de conceitos, noções e teorias científicas. A elaboração da Síntese Diagnóstica faz parte do processo e se desenvolve nas seguintes etapas:
A) O Psicopedagogo, após a entrevista devolutiva, analisa todos os dados coletados, todos os protocolos, com base nas evidências, e, elabora o diagnóstico.
B) O Psicopedagogo analisa todo o processo, elabora o parecer, constrói a síntese diagnóstica, sugere os encaminhamentos necessários e faz a entrevista devolutiva.
C) O Psicopedagogo analisa todo os protocolos, todos os dados coletados; em seguida, sugere os encaminhamentos necessários, e entrega o parecer na entrevista devolutiva.
D) O Psicopedagogo analisa todos dos dados coletados, todos os protocolos, elabora o diagnóstico, o parecer num modelo multiprofissional, em seguida faz a entrevista devolutiva.
E) O Psicopedagogo analisa todo o processo, todos os dados coletados, todos os protocolos; a partir das evidências, elabora o diagnóstico, o parecer num modelo apropriado, em seguida a entrevista devolutiva os encaminhamentos necessários e entrega o parecer psicopedagógico, devidamente assinado.