Suponha que uma organização pretende reestruturar determinadas áreas críticas, bem como adotar algumas medidas mais imediatas para resolução de problemas verificados em tais setores, alguns dos quais com potencial de gerar prejuízos relevantes. Dentro de tal escopo, aventou-se a utilização da denominada Matriz GUT, o que, dada a situação narrada, afigura-se
A) impertinente, pois se trata de ferramenta utilizada no planejamento estratégico das organizações, e não em ações corretivas, identificando metas (goals); utilidades (utilities); e tendências de mercado (trends).
B) pertinente, eis que se trata de metodologia consagrada para mapeamento dos processos da organização, a qual poderá ser bastante útil na etapa de reestruturação.
C) pertinente, eis que se trata de ferramenta que auxilia na priorização da resolução de problemas, classificando-os de acordo com a gravidade, urgência e tendência.
D) impertinente, pois se trata de ferramenta típica de gerenciamento de riscos, aplicada preventivamente, de acordo com as medições de probabilidade de ocorrência e de extensão do dano.
E) pertinente, eis que se trata de ferramenta útil tanto para a reestruturação de processos, como para aplicação de medidas corretivas pontuais, baseada no conceito gerenciamento útil para tratamento, que minimiza as intervenções estruturais.