Na relação entre ética, democracia, cidadania e a função pública é CORRETO afirmar:
1) Que a ética da administração pu?blica é orientada para o serviço pu?blico, deve ser suportada por comportamentos congruentes com o interesse geral. O primado do interesse pu?blico impõe aos funcionários uma pluralidade de deveres como o dever de neutralidade; o dever de legalidade; justiça e imparcialidade; igualdade; proporcionalidade; colaboração e boa fé; informação e qualidade, lealdade; integridade; competência e responsabilidade, deveres estes preconizados na Carta Ética da Administração Pu?blica (1989).
2) Que uma administração pu?blica moderna é uma administração receptiva, que não encara os cidadãos apenas como votantes, contribuintes ou consumidores, mas sim como cidadãos ativos com direitos e obrigações, a quem a administração se abre para que possam intervir no processo de gestão pu?blica. Na gestão da vida econômica, social, política e cultural. Não ó adquirem a capacidade de influenciar os resultados das políticas pu?blicas, como sãoco-responsáveis pelas mesmas.
3) Que é importante produzir e disponibilizar informação de qualidade, organizada na perspectiva dos cidadãos, horizontal e integrada, simples, que forneça elementos concretos, como padrão ao perfil dos diferentes destinatários melhorando a qualidade da participação cívica, com a utilização de uma comunicação como resposta a crises ou pressões de cidadãos insatisfeitos, uma vez que, o cidadão só tende em participar quando sente que o seu envolvimento terá influência nos assuntos em debate.
4) Que trata-se de governação centrada nos cidadãos, pelo conjunto de práticas governamentais que encorajam de forma permanente o exercício da cidadania plena e as suas responsabilidades, em que a Administração Pu?blica estabelece novas bases e processos de envolvimento dos cidadãos na vida pu?blica. Um conceito caracterizado pelo exercício de poderes e responsabilidades nas políticas pu?blicas no contexto de governação do dia-a-dia através da participação cívica. Em relação à causa pu?blica e de abertura do funcionamento da administração aos cidadãos.
5)Que a comunicação pu?blica permite desenvolver uma ética de responsabilidade pelo bem comum partilhada para quem procura a atividade administrativa, levando-os a participar mais e melhor na gestão dos assuntos pu?blicos, de modo que a capacidade de estabelecer uma relação de comunicação com o maior nu?mero de atores envolvidos passa por recorrer a canais exclusivos de acesso a comunicação e atendimento pessoal.
Estão CORRETA(S):
A) 1, 3 e 5.
B) 1, 2 e 4.
C) 2, 4 e 5.
D) 2, 3 e 4.
E) 3, 4 e 5.