Sobre o solo, é INCORRETO afirmar que:
A) O solo é um sistema aberto entre os diversos geoecossistemas do nosso Planeta, que está constantemente sob ação de fluxos de matéria e energia. Essa condição o torna um sistema dinâmico, ou seja, o solo evolui, se desenvolve e se forma de maneira contínua no ambiente em que está inserido.
B) A formação do solo é dada pela interação de fatores do ambiente ao longo do tempo, conforme descrito por Jenny (1941): S = f (m, r, o, c, v, t); em que f = função; m = material de origem; r = relevo; o = organismos, v = vegetação; t = tempo.
C) As feições morfológicas e as características do solo refletem a atuação dos processos pedogenéticos na sua formação. Os processos pedogenéticos são estudados em duas vias: I) o modelo de processos múltiplos, baseado em quatro processos básicos de formação do solo: adições, perdas, transformações e translocações; II) o modelo de processos específicos, que considera as características dos diferentes tipos de solos, como resultado da atuação de mecanismos específicos na integração dos fatores de formação dos solos, como por exemplo: laterização, silicificação, ferralitização, gleização, podzolização, salinização, etc.
D) O processo de redução de ferro em condições anaeróbias e translocação formando horizontes acinzentados com ou sem mosqueados é chamado de Ferralitização.