Leia a notícia para responder a questão:
Temperatura média no Sudeste subiu 1,1ºC em 49 anos e principal motivo é efeito estufa, diz pesquisa da USP.
Pesquisadores analisaram temperaturas na região entre 1955 e 2004 e comprovaram, por modelo matemático, que principal causa do aumento é efeito estufa. Na cidade de São Paulo, acréscimo foi de cerca de 2ºC no mesmo período.
Os pesquisadores utilizaram um modelo matemático inovador para verificar qual foi a principal razão para a alta dos termômetros e comprovaram que ela está relacionada ao crescimento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, resultante de ações humanas. O estudo tem grau de confiabilidade de 95%.
Os autores destacam que a região Sudeste do país é especialmente vulnerável às mudanças climáticas porque abriga mais de 40% da população brasileira e é responsável por 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com uma ampla gama de atividades econômicas.
(Fonte adaptada: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/> Acesso em 29 de Janeiro de 2020).
A partir da leitura do trecho, juntamente com seus conhecimentos sobre o meio-ambiente, é possível afirmar que a causa da intensificação do efeito estufa, ou seja, o que faz com que ele deixe de ser um fenômeno natural e passe a causar o aquecimento do planeta, é demonstrada corretamente na seguinte alternativa: