Siqueira (2008, p.425) afirma que já na década de 1960, Hardin (1968) alertava para a necessidade de resguardar o meio ambiente das agressões promovidas pela satisfação dos desejos individuais, em detrimento do direito da sociedade a bens coletivos, como o ar e a água. A crescente deterioração ambiental e o esgotamento dos recursos do planeta passaram a se tornar cada vez mais presentes, como preocupação por parte de vários segmentos sociais.
Baseado na fala de Siqueira e em seus conhecimentos sobre a Política Ambiental nas diversas escalas assinale a alternativa INCORRETA.
A) A política ambiental fundamenta-se, entre outras questões, na preocupação com a acentuada degradação do meio ambiente e na necessidade de se promover um desenvolvimento que considere a preservação e a conservação ambiental.
B) A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Kyoto (Japão), em 1972, foi a primeira reunião organizada pela ONU para discutir questões relativas à degradação do meio ambiente, e instituir uma política ambiental planetária.
C) Em 1992, no Rio de Janeiro, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Também conhecida como ECO 92 e RIO 92, esta foi uma das conferências mundiais sobre o meio ambiente mais marcante, tendo em vista que apresentou resultados significativos como a carta da Terra e a Agenda 21.
D) Em 2012, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS). Novamente, a cidade do Rio de Janeiro foi sede do evento, que também ficou conhecido como RIO+20. Esta conferência teve como objetivo discutir a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
E) As conferências mundiais sobre o meio ambiente representam avanços no que diz respeito ao debate da problemática ambiental, entretanto, ainda há muito que se avançar, a exemplo de um compromisso mais efetivo por parte de alguns países, no que tange às medidas para reduzir as emissões de gases poluentes.