Segundo Pena (2020), Paul Vidal de La Blache (1845-1918) foi um geógrafo francês e um dos nomes mais lembrados no que se refere à história do pensamento geográfico. Sua obra é bastante reconhecida por ser fundadora da corrente de pensamento denominada.
A) Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico Inglês. La Blache centrou sua análise na relação entre sociedade e natureza e na categoria território.
B) Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico alemão. Uma das principais discussões de La Blache foi o conceito de Gênero de Vida. O conceito de Região também foi muito importante na obra Lablacheana.
C) Determinismo Geográfico, em oposição ao movimento de renovação da geografia do século XVIII. A produção científica de La Blache foi central para o projeto imperialista francês.
D) Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico de Carl Ritter e Alexander Von Humboldt. O Possibilismo refere-se ao protagonismo da natureza sobre a sociedade, portanto, revela um homem passivo no processo de reprodução social.
E) Geografia Regional, em oposição a produção intelectual de Richard Hartshorne. La Blache focou seu debate na categoria lugar e na ideia de gênero de vida.