Questão número 674080

“A guerra, ou a ameaça de guerra, foi uma constante durante todo o período de desenvolvimento da China sob Mao. E é ela que vai determinar a estratégia de mudança estrutural da China revolucionária. Fica evidente, tanto em discursos quanto pelas políticas efetivamente adotadas, que o modelo de industrialização maoísta obedecia a objetivos estratégico-militares, e, como uma derivação deste, também a propósitos de melhor distribuição regional da indústria.” (NOGUEIRA, 2019).
Nesse sentido, a industrialização assumiu:

    A) Um caráter altamente centralizado em um país com dimensões continentais, com intensa ênfase na indústria de bens de consumo e cobrindo pouca parcela do território.

    B) A formação de economias regionais, com altíssimo grau de especialização e elevada centralização.

    C) O propósito de transformar a China em uma potência industrial e militar pela memória da humilhação e de sucessivas derrotas militares desde meados do século XIX, e atendia demandas imediatas relacionadas às várias guerras e aos numerosos conflitos militares que prosseguem ao longo do século XX.

    D) A reconstrução dos pós-guerras (guerra mundial e guerra civil) em meio a um novo e gigantesco conflito: a Guerra Fria (1947 – 1991), já que a China nesse momento já não possuía o auxílio estratégico da URSS.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...