Milton Santos foi um dos geógrafos mais brilhantes a nível mundial. Sua produção intelectual foi determinante para a mudança metodológica e epistemológica da Geografia brasileira. O principal conceito e contribuição trazidos por Milton foi o de formação de sócio-espacial, que, em linhas gerais:
A) deriva do conceito de Formação Econômica-Social de Karl Marx, postulando que o espaço e sua produção, ausente teoricamente da FES, é, essencialmente, social.
B) inaugura a chamada Geografia Crítica no Brasil, no final da década de 1970, nutrindo-se se conceitos filosóficos de base idealista, propondo a ideia de um espaço abstrato.
C) trata de uma análise da interação sociedade/natureza em que se resulta uma forma espacial concreta, sendo sua visualização possível por meio da elaboração de produtos cartográficos.
D) resulta da ampliação do conceito de Geossistemas, cujas sociedades e suas formações e formas espaciais são explicadas por meio da análise dos elementos naturais do planeta e o uso antrópico destes.
E) propõe que a formação das sociedades não existe sem um substrato material concreto, além de inaugurar a chamada Geografia Humanista.