O ensino de geografia contribui para a formação da cidadania por meio da prática de construção e reconstrução de conhecimentos, habilidades, valores que ampliam a capacidade de crianças e jovens compreenderem o mundo que vivem e atuam, numa escola organizada como um espaço aberto e vivo de culturas. CAVALCANTI, Lana de S. A Geografia Escolar e a Cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas/SP: Papirus, 2008. p.81.
Para se atingir os objetivos e contribuições destacados pela autora, nos últimos anos a Geografia Escolar tem se pautado, no plano teórico-metodológico, nas seguintes perspectivas, EXCETO:
A) a formação de conceitos geográficos enquanto instrumentalizadores do pensamento espacial.
B) a atenção especial em relação ao lugar, por se encontrar ali a dinâmica da vida cotidiana.
C) o desenvolvimento da linguagem cartográfica como recurso importante no pensamento espacial.
D) o embasamento teórico-conceitual nas ideias de Lev Vygostky, na chamada teórica sócioconstrutivista ou sócio-histórica.
E) a compreensão da relação entre as escalas local e global por meio dos chamados círculos concêntricos.