O crescimento do processo de urbanização ocorreu a partir do século XVIII, com a Revolução Industrial. No século XIX o processo de urbanização se expandiu, contudo no início século XX a população mundial ainda era predominantemente rural, realidade modificada na segunda metade do século XX e início do século XXI. Segundo o IBGE (censo 2010), 84% da população brasileira vivia em zonas urbanas. Sobre o tema assinale a alternativa CORRETA.
A) Nas grandes cidades do Brasil os transportes públicos são eficientes, mas a população, culturalmente, faz uso dos seus veículos particulares diariamente, gerando congestionamento e prejudicando a mobilidade urbana.
B) As metrópoles expandidas representam um fenômeno de saturação das metrópoles que com seus problemas sociais e ambientais passaram a impossibilitar a instalação de indústrias, que, por sua vez, buscaram se instalar em regiões com custos de produção mais baixos.
C) As cidades médias concentram uma população acima de 10 milhões de habitantes e concentram atividades econômicas, políticas, financeiras com grau de influência as cidades conurbadas.
D) Os chamados homeless nos Estados Unidos são pessoas que buscam habitar nas megalópoles para usufruir dos atrativos (cultura, lazer, emprego) que são diversificados proporcionando uma melhor qualidade de vida.
E) O Estatuto das Cidades, que regula e orienta o uso do solo urbano no Brasil, prevê que os imóveis que não estão cumprindo a função social, que não são usados de maneira produtiva ou para fins habitacionais, são passiveis de ser desapropriados.