Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a dinâmica populacional apontam para um declínio da fecundidade, como demonstrativo abaixo.
Fonte: IBGE. Acesso: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama
Feita a análise do quadro, indique a alternativa que apresenta a CORRETA avaliação.
A) A taxa apresentada é homogênia para todas as regiões do Brasil, sendo registrado a soma dos nascimentos de determinado região, menos o número de crianças que morrem nos primeiros meses de vida.
B) Entre os anos de 2006 até 2018, a taxa de fecundidade se manteve a mesma indicando uma estabilidade na dinâmica populacional brasileira.
C) A taxa de fecundidade é a diferença entre nascimentos e mortes em um dado local durante um dado período, neste sentido o gráfico mostra que em 2006 havia mais mortes e em 2018 menos mortes de pessoas no Brasil.
D) Em 2006, a taxa de fecundidade registrada foi de 2 filhos por mulher, média essa suficiente para a reposição populacional de jovens economicamente ativos para o mercado de trabalho.
E) A taxa de fecundidade, que é a estimativa do número médio de filhos que uma mulher tem ao longo da vida, apresentou queda entre os anos de 2006 a 2018 e pode estar atrelado a políticas públicas de educação sexual e uso de métodos contraceptivos, maior inserção da mulher no mercado de trabalho, entre outros aspectos.