Uma das principais manifestações heréticas foi o movimento dos cátaros, que se expandiu principalmente pelo sul da França. Esse movimento:
A) Era formado por clérigos que acreditavam na existência de um Deus principal e seu irmão gêmeo e opositor. Cada pessoa poderia escolher entre o Bem e o Mal.
B) Era formado tanto por clérigos como por leigos que sustentavam uma doutrina dualista, acreditavam na existência de duas divindades: a do Mal seria responsável pela criação de todo o universo material, e a do Bem, responsável pelo mundo espiritual.
C) Era formado por leigos que sustentavam o politeísmo, isto é, a crença em vários deuses. Os deuses eram seres poderosos que controlavam a chuva e a seca, o dia e a noite, a vida e a morte, entre outras coisas. Acreditavam que essas divindades sentiam vontades semelhantes às dos seres humanos, sendo necessário oferendas de comidas e bebidas.
D) Era formado por clérigos e leigos que sustentavam a existência de seres superiores relacionados a elementos da natureza como plantas, animais, sol e lua. Quando descontentes com as atitudes humanas, eles puniam a população de acordo com seu elementos relacionado.