As explicações para a ocorrência do Golpe Militar de 1964 são elaboradas a partir da perspectiva historiográfica. Qual das alternativas a seguir apresenta uma explicação de cunho marxista para a ocorrência desse evento?
A) O Golpe de 1964 foi fundamentalmente o resultado do emperramento do sistema político, ao invés de uma reação a iniciativas governamentais: o golpe militar resultou mais da imobilidade do Governo Goulart do que de qualquer política coerente por este patrocinada e executada.
B) O Golpe pode ser explicado a partir da reconstituição linear e cronológica da história brasileira desde Getúlio Vargas, que indica que a destituição de Goulart, apesar do forte apoio dos civis, foi primeiro e, sobretudo, uma operação militar, benfeitora patriarcal de toda a sociedade do país.
C) Além da ação ideológica coordenada pelo Instituto de Pesquisa de Estudos Sociais e Instituto Brasileiro de ação democrática, foi necessário construir uma rede de apoio dentro das Forças Armadas: a partir de uma atmosfera de inquietação política, conseguiram coordenar diversos grupos militares de forma a proporcionar o raciocínio estratégico para o Golpe de 1964.
D) As razões imediatas do Golpe de 1964 derivaram da inabilidade de Goulart em reequilibrar o sistema político, pois até o evento teria havido no Brasil um padrão de relacionamento entre os militares e os civis caracterizado como moderador; no entanto, os militares se sentiram diretamente ameaçados em função da falta de disciplina e hierarquia, suposto passo inicial para a suposta dissolução das Forças Armadas.
E) Nenhuma das anteriores.