A história oral, como técnica moderna de documentação histórica, foi estabelecida em 1948 quando Allan Nevins, historiador da Universidade de Columbia, começou a gravar as memórias de pessoas importantes da vida americana. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das preocupações de historiadores orais para o século XXI.
A) A entrevista é uma relação que se insere em práticas culturais particulares e que é informada por relações e sistemas de comunicação específicos, de forma que não existe uma maneira certa de entrevistar em contextos culturais diversos.
B) É importante obter informações sobre o repertório comunicativo das pessoas, como suas formas particulares, eventos especiais, categorias de fala e tabus, além de atentar às nuanças culturais quando realizam-se entrevistas dentro de sua própria sociedade, que dificilmente será culturalmente homogênea.
C) A não confiabilidade da memória pode ser um recurso, em vez de um problema, para a interpretação e a reconstrução históricas, visto que a memória não é um depositário passivo de fatos, mas um processo ativo de criação de significados, de forma que pode se tornar um objeto de análise histórica.
D) O entrevistador deve usar um questionário consistente e estruturado de modo a facilitar a análise comparativa, deve controlar o enfoque e o fluxo da entrevista, manter uma presença neutra e objetiva e conduzir as entrevistas individualmente, fazendo o mínimo de interrupções possível.
E) As histórias orais ajudam a desafiar o controle do Estado sobre o passado e contribuíram para a democratização da memória e da história ao usá-la como fonte para localização e escavação de túmulos coletivos, e como maneira de reabilitar as reputações das vítimas de perseguições e restaurar seus direitos.