Questão número 675917

A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Sobre o referido conflito, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Um dos motivos do conflito foi a construção da estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul, que estava sendo construída por uma empresa inglesa, sem o apoio dos coronéis da região e do governo.

    B) Para a construção da estrada de ferro, milhares de famílias de camponeses perderam suas terras. Mesmo indenizados pela construtora, o fato gerou muito desemprego na região, uma vez que ficaram sem terras para trabalhar.

    C) Na área do Contestado, diante da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria. Este pregava a criação de um mundo novo, regido pelas leis de Deus, onde todos viveriam em paz, com prosperidade justiça e terras para trabalhar.

    D) Os coronéis da região e os governos (federal e estadual) começaram a ficar preocupados com a liderança de José Maria e sua capacidade de atrair os camponeses. O governo passou a acusar o beato de ser um inimigo do Império, que tinha como objetivo desestruturar o governo e a ordem da região.

    E) A Guerra do Contestado mostra a forma com que os políticos e os governos tratavam as questões sociais no início da República. Os interesses financeiros de grandes empresas e proprietários rurais ficavam sempre perfilados à população mais pobre.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...