Questão número 675925

Sobre o conceito de Cultura Histórica é CORRETO afirmar que:

    A) A Cultura Histórica busca traduzir o circuito da qualificação profissional necessária à operação histórica: a formação teórico-metodológica, a análise das experiências históricas e culturais e as formas de recepção dos conhecimentos produzidos. Entendeu-se, também, que é necessário explorar um campo de pesquisas inovador no que se vem designando como cultura histórica, tanto no que concerne aos saberes históricos escolares, formação do historiador e ensino de história, quanto na produção e difusão de uma tradição escrita e midiática à margem da ciência histórica propriamente dita, mas com notável disseminação na contemporaneidade.

    B) A Cultura Histórica está exclusivamente presa ao ofício do historiador, para que se aprofundem as pesquisas da comunidade de historiadores. Portanto, mostra-se relevante o fato de que, numa definição preliminar de Cultura Histórica, tenha-se, como campo de suas reflexões, as perspectivas das regionalidades e o ensino de história e dos saberes históricos. Assim, o processo histórico, com ênfase na historicidade regional, no local de cultura, da economia e da política, é um espaço de atuação que permite a formação de historiadores com melhor conhecimento de suas realidades e dos acervos documentais.

    C) A Cultura Histórica está assentada na ideia hegeliana de epocalidade, que não se afirma sem a dimensão da transformação geral, isto é, a visão das ruínas de uma magnificência anterior. A consequência mais imediata da mudança é que ela, ao mesmo tempo em que implica dissolução, traz também consigo o surgimento de uma vida nova, e que se a morte sai da vida, também a vida sai da morte. Nesse caso, os historiadores devem então estudar a revolução cultural porque, em grande medida, somos também aqueles traduzimos historicamente a cultura e o espírito do tempo escapando das experiências fascistas do século de Walter Benjamim.

    D) A Cultura Histórica deve recusar a galáxia da história cultural da sua fase heróica e tentar decifrar situações da historiografia que nasceram e se estruturaram na epocalidade hegeliana. Uma historiografia que, entre francesias da velha liberdade e inglesias do novo Império, brindou-nos com o u?ltimo “ismo” antes dos “pós” e dos “neos”: pós-modernismo, neoliberalismo, pósindustrial, fim da história. Nesse sentido, há como admitir que as primeiras críticas à hegemonia da história cultural são procedentes e radicais, partiram dos temores inerentes às emergências dos fascismos culturais e étnicos no ocaso do século XX.

    E) A Cultura Histórica se constitui como mentalidade histórica e são portadoras epistemológicas de uma mesma significação: Tucídides poderia ser o nosso colega mais antigo porque foi um testemunho vivo; Políbio poderia figurar na profissão de Clio, uma vez que foi antes de qualquer coisa um memorialista. Parece correto ver nos dois sujeitos, que eles detinham uma cultura histórica significativa de suas respectivas sociedades, do mesmo modo que poderíamos afirmar de forma categórica, que suas obras expressavam a mentalidade histórica de suas épocas.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...