DRENAGEM
Em geral, os coletores urbanos são constituídos por galerias com tubos de concreto, exigindo para a sua execução o atendimento às normas técnicas aplicáveis. Os tubos, por exemplo, devem satisfazer às especificações da NBR 9.794, de 1987. As escavações devem ser executadas de acordo com as cotas e alinhamentos indicados no projeto e com a largura superando o diâmetro da canalização, no mínimo, em 60 centímetros.
O fundo das cavas deve ser compactado mecanicamente até atingir a resistência prevista no projeto. Nas áreas trafegáveis, a tubulação será assente em berço de concreto. O assentamento dos tubos pode ser feito sobre berço de concreto ciclópico com 30% de pedra-de-mão, lançado sobre o terreno natural, quando esse apresentar condições de resistência característica adequadas.
No caso de execução de bases em concreto armado, ou berços de concreto simples, deverá ser adotado concreto com resistência à compressão mínima (fck, min), aos 28 dias, de 15MPa. Quando o material local for de baixa resistência, deverá ser prevista sua substituição ou a execução de camada de reforço com colocação de pedra-demão ou rachão.
As juntas dos tubos serão preenchidas com argamassa de cimento e areia em traço 1:3, em massa, cuidando-se de remover toda a argamassa excedente no interior da tubulação. Os tubos terão suas bolsas assentadas no lado de montante para captar os deflúvios no sentido descendente das águas. O assentamento dos tubos deverá obedecer às cotas e ao alinhamento indicados no projeto.
O reaterro somente será autorizado depois de fixadas as tubulações e deverá ser feito, de preferência, com o material da própria escavação, desde que este seja de boa qualidade, em camadas com espessura máxima de 15 centímetros, sendo compactado com equipamento manual até uma altura de 60 centímetros acima da geratriz superior da tubulação. Somente após esta altura será permitida a compactação mecânica, que deverá ser cuidadosa de modo a não danificar a canalização.
Adaptado. Fonte: NORMA DNIT 030/2004 - Dispositivos de drenagem pluvial urbana - Especificação de serviço, MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. Disponível em: https://bit.ly/30knLbU.